Respostas: 2 - Visitas: 736

- AGITOWAP: Devido aos surtos e epidemias de dengue, chicunguya, febre amarela, zika..... naocreio. recorrentes no nosso país, ficamos preocupados quando vemos mosquitos ao nosso redor.
Para amenizar essa preocupação, leia o texto e saiba diferenciar o mosquito pernilongo e o mosquito da dengue.abaixo.

- A primeira diferença está na determinação científica dos dois.-
O pernilongo comum é chamado de Culex quinquefasciatus, já o mosquito da dengue é o famoso Aedes Aegypti. Mas isso não interessa tanto para quem quer descobrir a diferença entre eles. O importante é o que podemos ver a olho nu e o que podemos notar. Bom, as principais diferenças entre eles são:

-O tamanho
A primeira diferença distinta entre os dois está no tamanho de cada um. O Culex mede de 3 a 4 milímetros. O Aedes pode medir de 5 a 7 milímetros. Ou seja, quase o dobro do tamanho. Claro que não há como medir um mosquito com uma régua, ainda mais por serem difíceis de capturar. Mas apenas de bater o olho já dá para notar se o mosquito tem um tamanho normal, ou se ele é um grandalhão.

- A cor
Além do tamanho bem diferente entre os dois, outro detalhe básico é a cor dos mosquitos. O Culex possui uma cor marrom bem clássica desses insetos. Nada que chame muito a atenção. É até difícil ver ele contra a pele, dependendo do tom. Já o Aedes Aegypti possui o corpo preto com fachas brancas. Parece com uma camisa de presidiário. Ele é bem distinto e fácil de ser reconhecido.

-O horário de alimentação
O pernilongo comum, como todo mundo já está acostumado, é um inseto noturno. Ele começa a procurar por alimento depois das 18 horas. Quando mosquitos estão incomodando durante a noite é 100 por cento de chance de ser um Culex comum.

20-02-18 - 16:01:06

- AGITOWAP: Em contrapartida o Aedes só tem atividade durante o dia, geralmente das 9h às 13h. Quase que um horário de almoço. Ataques nesse horário são preocupantes.

-O barulho
que fazem durante o voo Sabe aquele barulhinho bem chato que o mosquito faz? Bem parecido com um bzzzzz. Esse barulho é característico apenas do pernilongo. O Aedes Aegypti não possui som algum, ele é silencioso. Esse é um dos fatores preocupantes do mosquito da dengue, ninguém ouve ele chegando.

20-02-18 - 16:15:16

- 💟BRANCA💟: Muito bom esse informativo .positivo.
07-03-18 - 14:22:09


1/1


Pagina principal>Moda/Saude/Beleza
>Saude>*Pernilongo ou Aedes?

AgitoWAP.Net